Por Lilian Ried Miller Barros

imagem_cor-na-estamparia
Imagens do curso A COR na estamparia, Universo da Cor – SP

A composição das cores é sempre determinante no campo abrangente da comunicação visual, da arquitetura ao design de objetos. Mas quando falamos especificamente das estampas sobre tecidos ou qualquer outra superfície – destituída da visão tridimensional -, então a cor torna-se o elemento chave para o sucesso do produto. Na indústria de confecção, assim como em toda cadeia do setor têxtil e do vestuário, as cores e os padrões dos tecidos estampados são frequentemente o diferencial das coleções.

Podemos pensar na composição de cores como a alma da estampa. Com as cores o desenho ganha “sabor” e “aroma”, permitindo que a leitura do motivo estampado aconteça dentro de uma atmosfera que nos remete a inúmeras associações e sensações.

Cores e padrões que encantam o olhar

O sucesso de uma estampa – seu poder de atração e sedução do olhar – , vai muito além da paleta de cores sugerida por tendências internacionais, ou por pesquisas de mercado. A simples transposição das cores de uma paleta para um padrão estampado pode destacar elementos indesejáveis, prejudicando a visão do conjunto ou comprometendo a leitura do motivo. Cada padrão apresenta um jogo complexo de combinações possíveis, e uma boa solução de cores depende do estudo de nuances apropriadas para o desenho escolhido. Muitas vezes, o estudo de cores pode sugerir alterações no desenho e vice-versa.

Além disso, os contrastes entre as cores definem preferências pessoais, estados de espírito e a valorização de determinados estilos de vida. No curso que eu ministro no Universo da Cor  – A COR na estamparia -, proponho aos alunos criar variantes da estampa que entrem em sintonia com diferentes atitudes e estilos. Mesmo limitando-nos às cores que dominam as estações, como os tons mais claros e intensos para primavera-verão e tonalidades menos saturadas e mais escuras para outono-inverno, é possível projetar as variantes de cores de cada coleção considerando diferentes preferências em relação aos contrastes. O universo de possibilidades dos contrastes de cor é, de fato, ilimitado.

ban_cor_estamparia_3
Exercício proposto no curso A COR na estamparia, no qual a cuidadosa seleção de cores e contrastes transforma os padrões, atraindo o olhar de públicos diversos.

O design de superfícies

A arte de criar e colorir um padrão estampado é bastante desafiadora. O designer precisa estar atento aos diversos efeitos visuais dos elementos gráficos que causam ilusões de ótica. Inovação e harmonia dependem de estudos de contrastes que envolvem um profundo conhecimento do sistema visual humano. Evitar contrastes que causem desconforto visual, como ofuscamento, embaralhamento ou a percepção de bordas instáveis, é o primeiro passo. O equilíbrio de tonalidades, a legibilidade dos padrões e associações inusitadas de cores promoverão uma percepção prazerosa e ao mesmo tempo instigante do produto. Não é atoa que recentemente esta arte de criar padrões coloridos ganhou o nome de design de superfícies.

Atendendo à necessidade deste setor, o curso A COR na estamparia é oferecido regularmente (1 vez por semestre) no Universo da Cor, em São Paulo, esclarecendo as dúvidas dos designers de superfície sobre os efeitos dos contrastes de cor na elaboração das estampas.

A próxima turma deste curso acontecerá nos dias 31 de out. e 01.nov, sexta e sábado (sexta das 9 às 18h, e sábado das 9 às 13h). Local: Universo da Cor, R. Afonso de Freitas, 721 – Paraíso (próx. à Av Paulista) – São Paulo – SP.  Veja a seguir algumas fotos do curso, nas quais os alunos desenvolvem exercícios de seleção de cores. Para saber mais sobre este curso, acesse o site do Universo da Cor (http://www.universodacor.com.br/cor-estamparia/).

 

O Universo da Cor também oferece outros cursos específicos que contribuem ao design de estampas. Confira os links abaixo para conhecê-los:

As técnicas do Tie-dye

Projetando com a COR

Círculo Cromático

Jeans: lavanderia industrial e efeitos especiais

A COR na estética pessoal

Estampas coordenadas

Técnicas para criação de estampas

Veja também neste blog fotos dos cursos do Universo da Cor.

Compartilhe isso:Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
(Visited 119 times, 1 visits today)

Posts relacionados

A cor faz toda diferença na estamparia

2 comentários sobre “A cor faz toda diferença na estamparia

  • 23 de outubro de 2014 em 21:33
    Permalink

    como eu sinto em morar longe ( João pessoa/Paraíba) e não poder fazer estes cursos maravilhosos que vcs oferecem.

    • 24 de outubro de 2014 em 01:36
      Permalink

      Nádia,
      Recebemos alunos de todo Brasil, e, por essa razão, os cursos são oferecidos em dois dias seguidos no fim da semana (sexta e sábado). Se vier a SP, será um prazer recebê-la!

Não é possível comentar.